domingo, 17 de setembro de 2017

O Impossível a se Fazer Possível

O Impossível a se Fazer Possível



Não repare a distância a percorrer, dê um passo com segurança de cada vez. O mundo está passando por uma transformação que aos olhos negros poderá parecer apenas mais um dia simples, à visão vinda do Superior uma Nova Era com grandes superações. Não terei a certeza talvez se todos os alunos que agora passaram por mim puderam ter a sensibilidade de observar a energia que somos e por ela estamos sendo utilizados, mas sigo em frente confiante que a semente do cuidar foi plantada.

Em mais um dia de serviço tanto a fazer e pouco tempo para solucionar as dores e incertezas dos pacientes. Um cidadão com SVD fazendo irrigação contínua fica com a sonda obstruída, apresentando piúria tenta-se a desobstrução e nada, volta ao médico e esse tem o êxito. Não importa os comentários, mas o sorriso de satisfação do paciente no seu caso por hora resolvido. Outro paciente na maca retrátil que não funciona mais e se torna rasteira dificultando qualquer tipo de procedimento... Todavia para os determinados isso não é determinante e sete pessoas unem-se para dar um banho de conforto ao irmão necessitado, faz-se curativo na UPP (Úlcera Por Pressão) e na lesão severa localizada no testículo. Olhares de dúvidas, sentimento de força e união, um paciencioso na luta por sua recuperação. Fato que levou a todos a sonhar e manter oração constante em prol de sua melhora... Agora uma paciente com dores fortes no joelho sem ainda um diagnostico fechado, olhar de súplica e sou surpreendido por sua voz espiritual clamando socorro. Pego o prontuário pergunto o nível de dor, faço a primeira intervenção que é ouvir e dar uma voz de conforto, contudo nada disso ainda é o alívio suficiente para tanta algia. Ao longe outro paciente parece pior e chamam-me para intervir e o equilíbrio nessas horas é fornecido por esferas superiores. Dou solução ao caso iminente, dirijo-me a sala de preparo das medicações e sem demora manipulo com cuidado a medicação daquela paciente com dor insuportável. Volto a sua maca, agora trazendo a solução que ela tanto almejava e a encontro tremendo de tanta dor, olhos cheios de lágrimas... Sem demora instalo a medicação e peço para que observe a melhora ou piora e chame-me se preciso. Vou à procura dos meus alunos e eu encontro eles com olhar compenetrados ajudando o seu próximo, por dentro de mim cai uma lágrima de alegria acreditando que estou repassando as orientações correta. Depois de algumas horas a mais de serviço em meio a um mar de macas, passo novamente pela jovem que antes era só dor, agora já um sorriso que superou aquele momento álgico a mesma pega em minha mão e diz: Muito Obrigado. Peguei o prontuário daquela jovem mulher e em busca de tentar entender porque sua família estava tão apreensiva... A suspeita era de Leucemia, os resultados dos exames já mostravam isso bastando apenas o médico dizer a verdade à família. Deus por nós que recorremos a vós...

Assim mais duas turmas de estagiários findam seu período e seguem para novos encontros com outros preceptores e o meu desejo é que a Luz do Divino Amor esteja com cada um deles capacitando-os no Eterno Cuidar ao semelhante.

Plantamos sementes de alegria entre espinhos, na esperança que lindas flores de louvor possam glorificar o Grande Construtor do Universo.


Fernando Matos
Poeta e Enfermeiro Pernambucano

http://contosdaenfermagem.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário