quarta-feira, 14 de junho de 2017

Paciente X

Paciente “X”


Vivemos com tanta pressão que às vezes é preciso um momento de descontração para saber que a nossa existência não é apenas de preocupação e dor.


Em nosso encontro de trabalho na emergência aconteceu um fato que se fosse para ser uma pegadinha não teria sido tão hilário. Quando estou com alguma equipe de enfermagem tento transmitir a união e responsabilidade acima de qualquer interesse pessoal levando a quem estiver a pensar que o importante é a Vida do nosso semelhante. Assim se faz Graças a Deus e todo o serviço torna-se mais leve porque muitas mãos trabalham em um objetivo realizando com êxito e glória sua missão. Foi uma manhã turbulenta, vários pacientes a medicar e a atenção estava à flor da pele e mesmo assim tomávamos conta um do outro. Quando já estava chegando perto das 12 horas e a linha de partida para o almoço mostrava-se tão perto fui controlando a ansiedade de todos mesmo sabendo que é importante repor as energias para uma boa continuidade do serviço. Eu, da minha parte estava com uma vontade enorme de aliviar-me e o corre-corre do serviço não teria dado oportunidade para tal feito. Então, ao comunicar à minha equipe a boa hora do almoço soltei uma mensagem: “Antes vou ali ver um paciente que está com água no joelho e precisa urgentemente fazer a retirada desse líquido” e assim fui... Ao retornar para o grupo vários sorrisos largo, e confuso perguntei: - O que houve? Uma pessoa da equipe respondeu ainda rindo muito. - “Professor (como sou carinhosamente chamado) “eles” estavam preocupados com o paciente que o senhor foi ver (mais risos) e eu falei que o senhor teria ido ao toalete eliminar diurese. Aliviados de todas as formas (risos) fomos nos reabastecer para o segundo turno de uma emergência cheia de surpresas (mais risos).


“O bom líder caminha atrás de seus seguidores...”


Fernando Matos
Enfermeiro e Poeta Pernambucano

http://contosdaenfermagem.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário