segunda-feira, 14 de agosto de 2017

O Necrotério

O Necrotério



A de se espantar alguém que tenha o fascínio de estar em um recinto mórbido. Mais uma dessas curiosidades que a vida nos apronta e não sei se admiro ou fico assustado com tal comportamento. Aliais a palavra comportamento vem do conjunto de ações de um indivíduo observáveis objetivamente.


Era mais um início de estágio para uma nova turma de alunas de “Técnicas em Enfermagem” onde ninguém conhece ninguém, nem a si mesma... Apresentamo-nos ao setor de estágio e logo começamos a trabalhar, até porque o Setor de Urgência e Emergência ninguém fica parado. Atendimento vem e atendimento vai até que uma das alunas me chamou ao canto e com um brilho todo especial nos olhos de desejo ardente me interpelou: - Professor, onde fica o necrotério? Para meu espanto respondi: Meu Deus alguém do seu conhecimento morreu? Ela riu e respondeu: - Não, eu é que sou fascinada por estar e ficar dentro de um necrotério... Aquilo me deixou pasmado até porque é o único lugar que um ou um (a) aluno (a) quer conhecer ou até mesmo ficar. Disse-lhe que não sabia e desconversei o assunto até para que o foco do aprendizado fosse e continuasse sendo o paciente “Vivo”. Chegou a hora do almoço e no momento de relaxamento (raro na enfermagem) perguntei a pretensiosa aluna: Por que você tem esse desejo ou encantamento por necrotério? Ela com um sorriso de dia das bruxas respondeu: - Professor não sei dizer, talvez seja porque uma pessoa muito querida minha morreu no dia do meu aniversário. Explicação talvez óbvia demais para que trabalhe na psicologia, mas para mim que além de enfermeiro – poeta – espiritualista na me convenceu e o debate aconteceu... Chegamos a uma medicação na conversa até porque devemos respeitar a opinião e desejos alheios (Livre Arbítrio) voltamos para a segunda parte do estágio e quando dei por mim não conseguia visualizar a aluna entre os pacientes (Vivos) no corredor da emergência. Logo depois enxerguei ao longe ela (a aluna) vindo em minha direção com um sorriso muito bonito e transbordando de felicidade, não tive mais dúvida ela fora visitar o necrotério... E então gostou? Ela responde: - Amei professor me senti realizada.


Se diante do espelho a mais complexa imagem do nosso reflexo não nos enxergamos por completo... Que podemos dizer do nosso companheiro de viajem terrena? 



Fernando Matos
Poeta e Enfermeiro Pernambucano
http://contosdaenfermagem.blogspot.com.br/





  


Nenhum comentário:

Postar um comentário